Quero ser um Empreendedor Digital

Quero ser um Empreendedor Digital

O que é um empreendedor digital?

Empreendedorismo digital – é o desenvolvimento, a criação de um modelo de negócio para oferecer  produtos/serviços diferenciados através de um meio digital (pela internet) e obter lucros. Existem uma infinidade de formas de fazer isso atualmente, porém neste artigo quero demonstrar o que é preciso fazer para se tornar um empreendedor de sucesso.

O tino, ou seja, o espírito empreendedor, está em todas as camadas da sociedade, no Brasil, vemos isso em todas as esquinas das grandes  médias e até pequenas  cidades, bem como no meio rural, nas margens das estradas. Qualquer pessoa que se propõe a vender algo, seja da própria produção ou de terceiros, é considerado um empreendedor, embora o termo não seja exclusiva do autônomo, isso por que o empregado pode também ser um empreendedor, quando cria diferenciais que transformam o que faz em algo melhor.

É uma jornada de desafios, principalmente no início. Sabemos por experiências que empreender  é bem mais do que lançar um produto ou serviço no mercado. Empreender é fazer dar certo e se manter sustentável por muito tempo, exige tempo, organização, foco dedicação. dai a necessidade de levar em conta as aptidões do empreendedor, em outras palavras, o que faço melhor, se faz bem é porque gosta e gostar é pré requisitos para ser bem sucedido.

Conhecendo o seu perfil como empreendedor e quais as responsabilidades

Um cuidado especial deve ser levando em conta em primeiro lugar, são as habilidades, avaliar meu perfil e capacidades antes de se lançar no novo mercado digital, avaliar  os pontos forte e pontos fracos, descobrir  o que pode fazer ou não pode. Negócios baseados nos pontos fortes, tem grande chances de dar certo. Um exemplo de pontos fortes para o mercado digital: gostar de tecnologias e inovações, um ponto fraco: não gostar de ficar muitas horas na frente de um computador e estudar (ler) muito. Se faça perguntas: no que sou bom? Qual meu papel na empresa para fazer dela um grande sucesso? Preciso de ajuda, onde posso encontrar? De quais recursos vou precisar? Responda essas perguntas com calma e bastante responsabilidades. Conhecendo o próprio perfil, fica mais fácil saber onde pisar, e se, precisa de ajuda e onde buscar.

Peça ajuda para quem tem experiências

O empreendedor precisa ter habilidades adequadas em se comunicar. A comunicação é fundamental, se comunicar bem não só com o seu mercado, colaboradores e influenciadores. Buscar ajuda é parte fundamental do processo de empreender em qualquer nicho, seja no mercado convencional ou digital. As oportunidades são vista e aproveitadas por quem desenvolve alta capacidade de comunicação.

Quais recursos vou precisar?

Definição de recursos: tudo que é utilizado para gerar resultados. Exemplo: recursos financeiros, material e de tempo, esse ultimo que muitos não levam em conta é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Tem a ver com foco, dedicação e espera. Se o empreendedor iniciante não dispuser de tempo para fazer e para aguardar os resultados, que nunca são tão rápidos como gostaríamos, considere esse fator como um ponto fraco. Reveja e repense.

Preciso de dinheiro para começar como empreendedor digital? Sim e Não

Explico: o mercado digital como já mencionei anteriormente tem diversas formas de fazer, de criar. Uma dessas forma é trabalhar como afiliado de infoprodutores, que são os autores de produtos de informações digitais, livros(e-book), vídeos, etc. Muitos empreendedores que ganham muito dinheiro  no mercado digital começaram assim, com zero de recursos ou com muito pouco, divulgando os produtos de terceiros e ganhando comissões, lembrando que são as maiores comissões, comparando com os produtos físicos. Onde divulgar? Nas suas redes sociais! Quero aqui deixar um exemplo de plataforma digital onde é possível começar do ZERO, tendo como recurso o seu tempo. Eu faço parte: SSW Brasil – Ferramenta de Tráfego Orgânico GRÁTIS

Qual a diferença entre um negócio digital de um negócio tradicional?

A principal diferença está no tráfego: antes da revolução da internet o empreendedor que quisesse começar um negócio de varejo (venda para o consumidor final), a principal preocupação era com a localização do estabelecimento. Tinha basicamente duas opções: loja de rua numa bem movimentada onde circulasse muitas pessoas a pé, é o caso atualmente dos centros de comercio popular cujo mais famoso é a Rua 25 de Março em São Paulo ou uma loja nos shoppings. Em ambos os casos é bem concorridos e também muito caro. O tráfego é  que traz potenciais clientes para o meu ou seu negócio. Vem a pergunta: onde estão esses clientes? Respostas: conectados nas redes sociais, basta olhar em volta. Entre em contato com eles, crie conteúdos de qualidade nas suas redes sociais e venda seu produto ou serviço.

Conclusão

Qualquer um pode ser empreendedor digital, basta planejar e ser um executor apaixonado pelo que faz , lembre-se todo empreendedor faz acontecer, é um fazedor, é resistente às frustrações, porque antes do sucesso, um longo caminho precisa ser per percorrido.

Sobre o autor: Antonio Almir Viana – Gestor profissional, empreendedor digital

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