Mulher Empreendedora

Mulher Empreendedora

O empreendedorismo e a mulher

O termo empreendedor tem significado amplo.  Não define uma pessoa especificamente no sentido de ser humano, refere-se a pessoas com atitudes e comportamentos diferente da maioria. Diria até que podem ser chamados de “pessoas diferentes que se sobressai entre as demais”. Agem e se comportam para buscar algo que atendam necessidades de terceiros e lhes dê satisfação pessoal, são movidas por pura paixão pelo que fazem e tem prazer em realizar. A mulher por sua natureza de mãe, esposa e administradora da própria casa, carrega consigo desde dos primórdios dos tempos um conjuntos dessas características e comportamentos.

Mulher X Esposa

Tem uma visão de longo prazo. É a melhor assessora do companheiro no que se refere a melhorar a qualidade de vida da família. Tem uma certeza daquilo que quer e que empreende esforço para conquistar. É economista quando planeja e gere o orçamento doméstico para suprir todas as necessidades doméstica no mês, administradora quando negocia com amor todos os conflitos doméstico, psicóloga quando orienta o marido sobre como agir com mais serenidade… empreendedorismo feminino!

Mulher X Mãe

Mãe pode ser considerado a expressão maior de empreendedor. Quantas histórias conhecemos de mães que se colocam no sacrifício para que os filhos tenham o melhor. Melhor alimentação, melhor escola, estejam em segurança. Um exemplo da mulher do campo que cria e planta pensando em primeiro lugar no bem estar dos filhos, na cidade que para complementar a renda se desdobra para fazer algo e vender e dessa renda tirar em muitos caso o próprio sustento. Nessa luta, vemos diariamente exemplos de empreendedorismo explícitos, negócios bem sucedidos.. empreendedorismo feminino!

Mulher X Profissional

Segundo estudos do IBGE, embora as mulheres continuem tendo salários menores em relação aos homens, elas já são maioria com formação superior, isso demonstra uma das características da mulher como empreendedora: preocupação com a qualidade, buscam mais conhecimentos, se destacam nos inter-relacionamentos, criam empatia.. empreendedorismo feminino!

Conclusão

Mulher Empreendedora, no Brasil são quase seis milhões, representam 8 % da população feminina do país, com certeza esse número é muito maior, as pesquisas registram apenas os negócios formais, esses número dobra ou até triplica se considerarmos todos os casos de empreendedorismo a partir de casa como negócios informais. Do tipo fazer e vender marmitas, tratamentos estéticos, doces e salgados, creches domésticas entre outros tantos. Os números indicam que 73%, são sócias em micro ou pequenas empresas, no geral entre homens e mulheres empreendedores, elas representam 43% e eles 57%, ultimamente esse número só tem crescido.

Sobre o autor:

Antonio Almir Viana – empreendedor – especialista em gestão de negóciossaber empreender para crescer

Envie seu comentário