Empreender sem medo…como devo fazer?

Empreender sem medo…como devo fazer?

Palavras de empreendedor

  • “Quando eu conseguir instalar 500 coméias, não quero mais depender de emprego para gerar minha própria renda, deixo meu emprego e vou fazer só o que gosto! Ser apicultor em tempo integral, criando minha empresa de venda de mel. Fala de um apicultor anônimo enquanto transportava suas colmeias em busca de nova florada”.

1 – Como Vencer o Medo de empreender

O medo faz parte da vida de qualquer pessoa, o receio natural de enfrentar o desconhecido. Não é diferente no empreendedorismo, afinal iniciar um negócio é algo totalmente novo. Diferente do que era há tempos passados, atualmente ficou mais fácil se preparar para enfim colocar sua ideia de negócio em prática. A fala acima do apicultor anônimo, diz algo importante para quem está inseguro – duas coisas: a) fazer o que gosta, b) começar enquanto ainda está empregado. O sucesso como empreendedor vem com o aprendizado, e nesse caso, sem pressa, se preparando e aprendendo, conhecimento gera autoconfiança.

2 – Formalizar o negócio

Para começar a empreender é necessário está com tudo relacionados a registros nos Órgãos oficiais regularizados para evitar um imprevisto que pode atrasar ou mesmo inviabilizar o negócio nascente. Felizmente, o Brasil oferece uma possibilidade bastante interessante para essas pessoas, que é o Microempreendedor Individual (MEI). Ao adotar essa alternativa, a pessoa já passará a ter uma empresa, com número de CNPJ, razão social e tudo o mais. Pode abrir conta em banco e contratar um colaborador. Mais uma veza a fala do apicultor na citação acima diz muito.”criando minha empresa de venda de mel”. Formalizar o negócio. A formalização é bem simples, realizada em conjunto com a Prefeitura e outros órgãos, em algumas cidades fica em um só lugar. “Tudo Aqui”.

3 – Buscar informações com especialistas

Nessa nova fase na vida do empreendedor, serão muitos as novidades, algo com o que nunca lidou, é preciso lidar com cada uma delas, por essa razão, quem quer tornar-se um sucesso nos negócios precisa está em contato com especialistas ou entidades que possam auxilar na gestão. Existem ótimos Blogs sobre gestão, o SEBRAE, profissional experiente em consultoria ou mesmo um concorrente que já atua no ramo, ler livros sobre gestão vão ajudar a resolver problemas ou mesmo evitá-los.

4 – Manter os número sempre em ordem

Para algumas pessoas essa é a pior parte, porém a mais importante! “As finanças”. São os registros do negócio, a contabilidade, tem a função de organizar as contas, são elas as principais: compra, venda, contas a receber, contas a pagar. Manter em dias e sobre controle é a melhor forma de evitar dores de cabeça, é também o melhor indicador de que o empreendedor está no caminho certo. Como empreendedor individual (MEI) a obrigação fiscal se resume em um único documento a ser pago todo més. No começo isso tudo pode parecer um tanto complicado, porém importante para entre outros evitar prejuízos.

5 – Impulsionar o Negócio

Todo negócio ao ser criado, o objetivo do empreendedor é obter lucros, crescer, para isso é preciso impulsionar as vendas. Não existe negócio sem vendas. Para impulsionar tem que divulgar, buscar o seu cliente. O marketing digital atualmente é a melhor forma de impulsionar qualquer negócio, embora toda forma de divulgar seja importante. A referência ao mundo digital, é pelo fato de que as pessoas atualmente estão todas conectadas. Porém divulgar é um investimento caro, o empreendedor precisa ter como avaliar os resultados, do contrário estará jogando dinheiro fora.

Espero ter ajudado quem quer empreender mais tem receios de começar e falhar. “Planejar e aprender, depois fazer acontecer”

Empreender é viver…

Empreender é viver, alavancar o progresso, transformar vidas.

Empreendedor gera emprego e renda…

Empreender gera mudanças….

Sobre o Autor…. Almir Viana – Especialista em gestão de negócios.

Envie seu comentário